Cristo
Se Manifestou, Comparece e Aparecerá
"Porque Cristo não entrou num
santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora
COMPARECER por nós perante a face de Deus; Nem também para a Si mesmo Se
oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com
sangue alheio; doutra maneira necessário Lhe fora padecer muitas vezes desde a
fundação do mundo: mas agora na consumação dos séculos uma vez Se MANIFESTOU
para aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo. E, como aos homens está
ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo,
oferecendo-Se uma vez, para tirar os pecados de muitos, APARECERÁ segunda vez,
sem pecado, aos que O esperam para a salvação." (Hebreus 9:24-28).
A passagem citada nos coloca diante
de três grandes fatos na vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Fala do que nós
podemos arriscar chamar de três manifestações distintas, nominalmente, uma
aparição no passado, uma no presente e outra no futuro. Ele Se manifestou a
este mundo a fim de fazer uma determinada obra; Ele agora comparece, no céu,
para efetuar determinado ministério, e Ele aparecerá em glória. A primeira é a
EXPIAÇÃO; a segunda, MEDIAÇÃO, e a terceira é o ADVENTO. Vamos discorrer um
pouco sobre a primeira.
A
Expiação
Esta é aqui apresentada em seus dois
grandes aspectos, primeiro, quanto a Deus, e, segundo, quanto a nós. O apóstolo
declara que Cristo Se manifestou "para aniquilar o pecado"; e também
"para tirar os pecados de muitos" (Hb 9:26,28). Esta é uma distinção
da maior importância, e que é pouco compreendida ou a que se dá pouca atenção.
Cristo aniquilou o pecado pelo sacrifício de Si próprio. Ele glorificou a Deus
quanto à questão do pecado em seu aspecto mais amplo. Isso Ele fez
completamente independente da questão de pessoas ou do perdão dos pecados de
indivíduos. Mesmo que todas as pessoas, desde os dias de Adão até a última
geração, fossem rejeitar a graça de Deus ofertada, ainda assim seria válido que
a morte expiatória de Cristo aniquilou o pecado - destruiu o poder de Satanás -
glorificou perfeitamente a Deus, e colocou o profundo e sólido fundamento sobre
o qual todos os conselhos e propósitos divinos podem repousar para sempre.
É a isto que João Batista se refere
nestas memoráveis palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do
mundo" (Jo 1:29). O Cordeiro de Deus efetuou um trabalho em virtude do
qual todo vestígio de pecado deverá ser apagado da criação de Deus. Ele
justificou perfeitamente a Deus bem no meio de uma cena em que foi tão
brutalmente desonrado, na qual Seu caráter foi difamado e Sua majestade
insultada. Ele veio efetuar isto a todo custo, mesmo pelo sacrifício de Si
próprio. Ele sacrificou-Se a Si mesmo para preservar, à vista do céu, da Terra
e do inferno, a glória de Deus. Ele efetuou uma obra pela qual Deus encontra-se
infinitamente mais glorificado do que se o pecado não tivesse surgido. Deus
deve colher resultados, em muito, mais ricos nos campos da redenção do que Ele
colheria nos campos de uma criação que não houvesse caído.
Seria bom que o leitor ponderasse
profundamente sobre este aspecto glorioso da morte expiatória de Cristo. Nós
estamos aptos a pensar que o mais alto aspecto da cruz que podemos visualizar é
aquele que envolve a questão de nossa remissão e salvação. Isto é um grave
erro. Esta questão é divinamente estabelecida, como procuraremos mostrar; pois
o menor é sempre incluído no maior. Mas deixemo-nos lembrar que nosso lado da
expiação é o menor, o lado de Deus é o maior.
Era infinitamente mais importante que
Deus fosse glorificado do que nós fôssemos salvos. Ambas as finalidades foram
alcançadas, louvado seja Deus, e alcançadas por uma mesma obra, a preciosa
expiação de Cristo; mas não devemos nunca nos esquecer de que a glória de Deus
é de muito maior importância do que a salvação dos homens; e mais, que nós não
podemos nunca ter uma consciência tão clara da última como quando a vemos
fluindo da primeira. É quando vemos que Deus foi glorificado perfeita e
eternamente na morte de Cristo, que podemos realmente entrar na divina
perfeição de nossa salvação. A propósito, ambas encontram-se tão intimamente
ligadas que não podem ser separadas; mas continua a parte de Deus na cruz de
Cristo tendo sempre sua própria proeminência.
A glória de Deus sempre foi o mais
importante no coração devoto do Senhor Jesus Cristo. Para isso Ele viveu, para
isso Ele morreu. Ele veio a este mundo com o expresso propósito de glorificar a
Deus, e desse grande e sagrado objetivo nunca Se desviou por momento algum,
desde a manjedoura até a cruz. É verdade - santa verdade - que ao levar adiante
este objetivo, Ele resolveu perfeitamente o nosso caso; mas a glória divina foi
o que governou-O na vida e na morte.
Mas é no fundamento da expiação,
vista neste seu aspecto mais elevado, que Deus tem procedido para com o mundo
em paciente graça, misericórdia e tolerância por aproximadamente seis mil anos.
Ele envia Sua chuva e Seus raios solares sobre o mau e o bom, sobre o justo e o
injusto. É em virtude da expiação de Cristo - embora desprezado e rejeitado -
que o infiel e o ateu vivem, e desfrutam as misericórdias diárias de Deus; sim,
o próprio fôlego que eles empregam quando se opõem à revelação e negam a
existência de Deus, eles devem a Ele por Quem eles vivem, se movem e existem
(Atos 17:24-34).
Ao falarmos assim, não estamos nos
referindo, em hipótese alguma, ao perdão dos pecados, ou à salvação da alma.
Esta é uma questão totalmente diferente, e a ela nos referiremos em breve. Mas,
olhando para o homem quanto à sua vida neste mundo, e olhando para o mundo no
qual ele vive, é a cruz que forma a base do tratamento misericordioso de Deus,
tanto para com um como para com o outro.
Além disso, é no campo da expiação de
Cristo, neste seu mesmo aspecto, que o evangelista pode seguir "por todo o
mundo e pregar o evangelho a toda criatura" (Mc 16:16). Ele pode declarar
a bendita verdade de que Deus foi glorificado com respeito ao pecado - Sua
exigência foi satisfeita - Sua majestade foi justificada - Sua lei magnificada
- Seus atributos harmonizados. Ele pode proclamar a preciosa mensagem de que
Deus pode agora ser justo e ainda justificador de qualquer pobre e ímpio
pecador que crê em Jesus. Não há obstáculo, não há barreira qualquer que seja.
O pregador do evangelho não deve ser
constrangido por quaisquer dogmas teológicos. Ele está subordinado ao amplo e
amoroso coração de Deus que, em virtude da expiação, pode fluir para cada
criatura sob a abóbada celeste. Ele pode dizer a cada um e a todos - e dizer
isto sem reservas - "VEM!" E não apenas isso, ele é compelido a
"suplicar" a eles para que venham. "Rogamo-vos, pois, da parte
de Cristo, que vos reconcilieis com Deus." (2 Co 5:20). Tal é a linguagem
apropriada ao evangelista, ao arauto da cruz, o embaixador de Cristo. Ele não
conhece outro limite que não seja o amplo e extenso mundo; e ele é chamado a
lançar sua mensagem nos ouvidos de cada criatura debaixo dos céus.
E por quê? Porque Cristo aniquilou
"o pecado pelo sacrifício de Si mesmo" (Hb 9:26). Ele mudou
completamente, pela Sua tão preciosa morte, o terreno da relação de Deus com o
homem e com o mundo, de maneira que, ao invés de Deus ter que relacionar-Se com
eles no terreno do pecado, Ele pode relacionar-Se no terreno da expiação.
Finalmente, é em virtude da expiação,
neste amplo e elevado aspecto, que todo vestígio de pecado e todo sinal da
serpente deverá ser apagado do imensurável universo de Deus. Então deverá ser
vista a plena força da passagem à qual nos referimos acima, "o Cordeiro de
Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29).
Portanto, muito do que podemos chamar
de aspecto primário da morte de expiatória de Cristo - um aspecto cujo estudo
nunca poderá ser considerado demasiado. Um claro entendimento deste importante
ponto iria remover uma grande parte da dificuldade de compreensão em relação à
plena e desimpedida pregação do evangelho. Muitos dos honrados servos do Senhor
encontram-se impedidos de apresentar as boas novas de salvação simplesmente por
não enxergarem este aspecto amplo da expiação. Eles limitam a morte de Cristo
apenas àquilo que diz respeito aos pecados dos eleitos de Deus; e, por
conseguinte, acham errado pregar o evangelho a todos, ou convidar, sim,
suplicar e implorar, a todos para que venham.
Que Cristo morreu pelo eleito, é algo
que as Escrituras ensinam distintamente em inúmeras passagens. Ele morreu para
a eleita nação de Israel, e para a eleita Igreja de Deus - a noiva de Cristo.
Mas as Escrituras ensinam mais do que isso. Elas declaram que "Ele morreu
por todos"; e que provou "a morte por todos" (2 Co 5:14; Hb
2:9). Não há qualquer necessidade de se fugir da plena força e significado
desta e de outras afirmações igualmente inspiradas. E além disso, cremos ser
bem errado adicionar nossas próprias palavras às palavras de Deus para poder
adaptá-las a algum determinado sistema doutrinário.
Quando as Escrituras afirmam que
Cristo "morreu por todos" (2 Co 5:15), não temos o direito de
acrescentar a palavra "... os eleitos". E quando as Escrituras
afirmam que Ele provou "a morte por todos" (Hb 2:9), não temos o
direito de dizer, "... por todos os eleitos". É nosso obrigação recebermos
a Palavra de Deus assim como ela está, e reverentemente nos sujeitarmos ao seu
ensino que tem autoridade em todas as coisas. Não podemos reduzir a Palavra de
Deus a um sistema, assim como não podemos reduzir o próprio Deus a um sistema.
Sua Palavra, Seu coração e Sua natureza são deveras profundos demais e muito
abrangentes para que fiquem restritos aos limites do mais abrangente e melhor
sistema teológico que o ser humano possa inventar.
Estaríamos, agora e sempre,
descobrindo passagens das Escrituras que não se encaixariam em nosso sistema.
Devemos nos lembrar de que Deus é amor, e que este amor irá se revelar a todos
sem limites. É verdade que Deus tem Seus conselhos, Seus propósitos e Suas
decretos; mas não é isso que Ele apresenta ao pobre e perdido pecador. Ele irá
instruir e interessar os Seus santos a respeito dessas coisas, mas ao pecador
culpado, sobrecarregado, Ele apresenta o Seu amor, Sua graça, Sua misericórdia,
Sua prontidão para salvar, para perdoar e abençoar.
E que seja bem lembrado que a
responsabilidade do pecador flui do que lhe é revelado, e não do que é secreto.
Os decretos de Deus são secretos; Sua natureza, Seu caráter, Seu Ser são
revelados. O pecador não será julgado por rejeitar o que não tem meios de
conhecer. "E a condenação (ou juízo) é esta: Que a luz veio ao mundo, e os
homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más."
(Jo 3:19).
Não estamos escrevendo um tratado
teológico; mas sentimos ser um assunto da maior importância inculcar no leitor
que sua responsabilidade, como pecador, está baseada no fato de que o aspecto
da salvação de Deus, e da expiação de Cristo, é distinta e decididamente
"para todos", e não apenas para um certo número de pessoas da raça
humana. A gloriosa mensagem é enviada para todo o mundo. Todo aquele que a
ouve, é convidado a vir. Isso é apoiado no fato de que Cristo eliminou o pecado
- que o sangue da expiação foi levado à presença de Deus - que a barreira que o
pecado representava foi derrubada e abolida, e agora a poderosa onda de amor
divino pode fluir livremente para o mais vil dos filhos dos homens.
Tal é a mensagem; e quando qualquer
um crê nela pela graça pode ser plenamente informado de que não apenas Cristo
eliminou o pecado, mas que Ele também carregou os pecados do que crê - os
mesmos pecados de todo o Seu povo - de todo aquele que crê no Seu nome. O
evangelista pode permanecer no meio de um grupo de milhares de pessoas, e
declarar que Cristo eliminou o pecado - que Deus está satisfeito - que o
caminho está aberto a todos; e pode murmurar o mesmo no ouvido de todo e
qualquer pecador debaixo dos céus. Então, quando alguém tiver se sujeitado ao
seu testemunho - quando o pecador arrependido, de coração quebrantado, que
julgou a si próprio, recebe a bendita notícia - pode ser plenamente esclarecido
de que seus pecados foram todos colocados sobre Jesus, todos carregados e
levados para sempre por Ele quando morreu na cruz.
Esta é a doutrina claramente exposta
em Hebreus 9:26,28; e temos um tipo admirável disso nos dois bodes de Levítico
16. Se o leitor abrir nesta passagem, encontrará ali primeiramente o bode
morto; e em segundo lugar, o bode emissário. O sangue do bode morto era
introduzido no santuário e espargido ali. Este era um tipo de Cristo
aniquilando o pecado. Então o sumo sacerdote, em nome de toda a congregação,
confessava todos os seus pecados sobre a cabeça do bode emissário, e este era
então levado para uma terra desabitada. Este era um tipo de Cristo levando os
pecados de Seu povo. Os dois bodes, tomados juntos, nos dão um panorama
completo da expiação de Cristo, a qual, como a justiça de Deus em Romanos 3, é
"para todos e sobre todos os que crêem" (Rm 3:22).
Isso tudo é muito simples. Remove
muitas dificuldades de diante do sincero aspirante à paz. Estas dificuldades
surgem em muitos casos devido aos conflitantes dogmas dos sistemas teológicos,
que não têm base em lugar nenhum das Sagradas Escrituras. Nela, tudo é tão
claro e simples quanto Deus pode fazer. Cada um que ouve a mensagem do gratuito
amor de Deus é compelido, para não dizer convidado, a recebê-lo; e o juízo irá,
com toda a certeza, cair sobre cada um e todos os que recusarem ou
negligenciarem a misericórdia anunciada.
É totalmente impossível, para alguém
que já tenha escutado o evangelho ou que tenha tido o Novo Testamento em suas
mãos, escapar da terrível responsabilidade que repousa sobre si, de aceitar a
salvação dada por Deus. Nem mesmo uma única alma poderá dizer: Eu não podia
crer porque não fui um dos eleitos, e não obtive poder para crer. Nenhum se
atreverá a dizer, ou mesmo a pensar assim. Se alguém pudesse se apoiar nisso,
onde estaria então a força ou o significado destas flamejantes palavras?
"Quando Se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do Seu
poder; como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e
dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo." (2 Ts
1:7-8). Será alguém punido por não obedecer ao evangelho, se não for
responsável em render-se a tal obediência? Certamente que não. "Não faria justiça
o Juiz de toda a Terra?" (Gn 18:25).
Mas será que Deus envia o Seu
evangelho às pessoas meramente para colocá-las sob responsabilidade e aumentar
sua culpa? Longe de mim tal pensamento monstruoso! Ele envia Seu evangelho ao
pecador perdido para que possa ser salvo, pois Deus não deseja que algum se
perca, mas que todos possam chegar ao arrependimento. Todos, portanto, os que
perecem não terão ninguém além deles próprios para responsabilizar.
É da maior importância que o leitor
possa ser firmado no conhecimento e senso prático do que a expiação de Cristo
proporcionou a todo aquele que simplesmente crê nEle. É esta, devemos admitir,
a única base de paz. Ele aniquilou o pecado pelo sacrifício de Si mesmo; e
carregou nossos pecados em Seu próprio corpo sobre o madeiro. É, portanto,
impossível que qualquer dúvida quanto ao pecado ou culpa possa ser jamais
levantada. Tudo foi "de uma vez por todas" estabelecido pela morte
expiatória do Cordeiro de Deus.
É verdade - ah! como é verdade! - que
nós todos temos pecado em nós; e que temos, a todo dia e hora, que julgar a nós
mesmos e a nossa conduta. Algo que será sempre verdadeiro a nosso respeito,
enquanto estivermos em um corpo de pecado e morte, é que "em mim, isto é,
na minha carne, não habita bem algum" (Rm 7:18). Mas então nada poderá
jamais tocar a questão da perfeita e eterna aceitação de nossas almas. A
consciência do crente está tão completamente purificada de toda sujeira e
mancha quanto o será toda a criação. Se não fosse assim, Cristo não poderia estar
onde está agora. Ele entrou na presença de Deus, para comparecer ali por nós.
Isto nos leva agora a considerar o que vem a seguir:
A
Mediação
Muitas almas estão propensas a
confundir duas coisas que, embora inseparavelmente unidas, são perfeitamente
distintas, a saber, a mediação e a expiação. Sem enxergar a divina plenitude da
expiação, estão de certo modo procurando que a mediação faça por eles o que a
expiação já fez. Devemos nos lembrar de que, apesar de, quanto à nossa posição,
não estarmos na carne e sim no Espírito, ainda quanto ao estado atual de nossa
condição nós continuamos em nosso corpo. Estamos em espírito e, pela fé,
sentados nos lugares celestiais em Cristo; mas ainda estamos atualmente no
deserto, sujeitos a toda sorte de enfermidades, sujeitos a cair e errar de mil
maneiras.
É para a provisão de nossa condição e
necessidades atuais que a mediação, ou sacerdócio, de Cristo é designada.
Louvado seja Deus por tão bendita provisão! Como pessoas que estão, no corpo,
atravessando este mundo, nós necessitamos de um grande sumo sacerdote para
manter o elo de comunhão, ou para restaurá-lo quando partido. Temos Um vivendo
sempre para interceder por nós; e nem poderíamos passar sem Ele um momento
sequer. A obra de expiação nunca é repetida; a obra do Mediador nunca é
interrompida.
O sangue de Cristo, uma vez aplicado
à alma pelo poder do Espírito Santo, não é nunca aplicado novamente. Pensar
numa repetição é duvidar de sua eficácia e reduzi-lo ao nível do sangue de
bezerros e bodes. Sem dúvida as pessoas não vêem assim, e certamente não iriam
querer admitir isso, mas é isto o que realmente significa o pensamento de uma
nova aplicação do sangue da aspersão. Pode ser que as pessoas que falam dessa
maneira realmente desejem honrar o sangue de Cristo, e expressar seu próprio
sentimento de indignidade; mas, na verdade, a melhor maneira de se honrar o
sangue de Cristo é regozijar-se naquilo que o sangue fez por nossas almas; e a
melhor maneira de demonstrar nossa própria indignidade é sentir e lembrar que
éramos tão vis que nada além da morte de Cristo poderia resolver nosso caso.
Éramos tão vis que nada além de Seu sangue poderia limpar-nos. Tão precioso é
Seu sangue que não resta algo algum de nossas culpas. "O sangue de Jesus
Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 Jo 1:7).
Assim inalterável permanece o sangue
para o mais débil filho de Deus cujos olhos perscrutam estas linhas. Todos os
pecados perdoados. Nenhum vestígio de culpa permanece. Jesus está na presença
de Deus por nós. Ele está lá como o Sumo Sacerdote diante de Deus - como um
Mediador ou Advogado para com o Pai. Ele rasgou o véu com Sua morte expiatória
- aniquilou o pecado - nos levou para junto de Deus em todo o valor e virtude
de Seu sacrifício, e agora Ele vive para nos manter, por Sua mediação, no gozo
do lugar e nos privilégios nos quais o Seu sangue nos introduziu.
Por esta razão o apóstolo diz que
"se alguém pecar, temos" - o que? O sangue? Não, mas "um
Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (1 Jo 2:1). O sangue
efetuou a sua obra, e está para sempre diante de Deus em conformidade com seu
completo valor às vistas dEle. Sua eficácia é sempre a mesma. Mas temos
cometido pecado, ainda que seja apenas em pensamento, mas até mesmo esse
pensamento é suficiente para interromper a nossa comunhão. É aqui que entra a
mediação. Se não fosse pelo fato de Jesus Cristo estar sempre agindo por nós no
santuário nas alturas, nossa fé iria certamente falhar em momentos em que não
nos rendemos, em medida nenhuma, à voz de nossa natureza pecaminosa. Foi assim
com Pedro naquela hora terrível de sua tentação e queda: "Simão; Simão,
eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas Eu roguei por ti,
para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres (no sentido de ser
restaurado), confirma teus irmãos". (Lc 22:31-32).
Deixo que o leitor note isto.
"Eu roguei por ti, para que..." - o que? Será que Pedro não poderia
falhar? Não, mas que, tendo falhado, sua fé não se desfalecesse. Se Cristo não
houvesse rogado por seu pobre e fraco servo, este teria ido de mal a pior, e de
pior para "o pior". Mas a intercessão de Cristo conseguiu para Pedro
a graça do genuíno arrependimento, do juízo-próprio, do amargo pesar por seu
pecado, e, finalmente, da completa restauração de seu coração e consciência, de
maneira que sua corrente de comunhão - interrompida pelo pecado, porém
restabelecida pela mediação - pudesse fluir como antes.
Assim acontece conosco quando, devido
à falta daquela sagrada vigilância que deveríamos exercitar, cometemos pecado:
Jesus vai até o Pai por nós. Ele roga por nós; e é por meio da eficácia de Sua
intercessão sacerdotal que somos convencidos da culpa e levados a um juízo
próprio, confissão e restauração. Tudo está fundamentado na mediação, e a
mediação está fundamentada na expiação.
E pode-se muito bem afirmar aqui, do
modo mais claro e incisivo possível, que não cometer pecado é o doce privilégio
de todo crente. Não há porque ele deva fazê-lo. "Meus filhinhos", diz
o apóstolo, "estas coisas vos escrevo, para que não pequeis" (1 Jo
2:1). Esta é uma das mais preciosas verdades possuídas por todo aquele que ama
a santidade: Nós não precisamos pecar. Vamos nos lembrar disso. "Qualquer
que é nascido de Deus não comete (ou pratica pecado; porque a Sua semente permanece
nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." (1 Jo 3:9).
É esta a divina idéia do que seja um
cristão. Ah, mas nem sempre a entendemos! Todavia, isto não toca, e nem pode
tocar, a preciosa verdade. A natureza divina, o novo homem, a vida de Cristo no
crente, não tem possibilidade de pecar, e este é o privilégio de todo crente: o
de andar de um modo tal que nada mais que a vida de Cristo possa ser vista. O
Espírito Santo habita no crente com base na redenção, para levar a cabo os
desejos da nova natureza, de modo que a carne possa ser como se não existisse,
e nada além de Cristo possa ser visto na vida do crente.
É da maior importância que esta idéia
divina da vida cristã possa ser abraçada e mantida. As pessoas costumam
perguntar: É possível que um cristão viva sem cometer pecado? Respondemos na
linguagem do apóstolo inspirado: "Meus filhinhos, estas coisas vos
escrevo, para que não pequeis" (1 Jo 2:1). E de novo, usando a linguagem
de outro apóstolo inspirado, "nós, que estamos mortos para o pecado, como
viveremos ainda nele?" (Rm 6:2).
O cristão é visto por Deus como morto
para o pecado, e assim, se ele se rende ao pecado, está desprezando, na
prática, a sua posição em um Cristo exaltado. Oh, infelizmente nós pecamos, e
por isso o apóstolo acrescenta que "se alguém pecar, temos um Advogado
para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E Ele é a propiciação pelos nossos
pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (1
Jo 2:1-2).
Isto concede uma plenitude
maravilhosa à obra sobre a qual nossas almas repousam. Tal é a perfeita
eficácia da expiação de Cristo, que temos um Advogado conosco (o Espírito
Santo) para que possamos não pecar, e outro Advogado com o Pai (Jesus Cristo),
para o caso de pecarmos. A mesma palavra traduzida como "Consolador"
em João 14:16 é traduzida "Advogado" em 1 João 2:1. Temos uma Pessoa
divina cuidando de nós aqui, e temos outra Pessoa divina cuidando de nós no
céu, e tudo isso com base na morte expiatória de Cristo.
Será que isto quer dizer que, ao escrever
assim estamos provendo uma concessão para que se cometa pecado? Deus nos livre!
Já declaramos, e insistimos nisso, a bendita possibilidade de se viver em
ininterrupta comunhão com Deus - de se andar assim no Espírito - de se estar
tão preenchido e ocupado com Cristo - de modo que a carne, ou a velha natureza,
não possa se manifestar. Mas sabemos que nem sempre é assim. Como diz Tiago
3:2, "todos tropeçamos em muitas coisas". Mas nenhuma pessoa de sã
consciência, nenhum amante da santidade, nenhum cristão espiritual, poderia ter
qualquer simpatia para com os que dizem que devemos cometer pecado. Graças à
Deus, não é assim. Mas que misericórdia é sabermos que quando falhamos há UM à
direita de Deus para restaurar o elo partido de comunhão! Isto Ele faz ao
produzir em nossas almas, pelo Seu Espírito que opera em nós - o "outro
Advogado" - o sentimento do fracasso, nos levando a um juízo-próprio e a
uma verdadeira confissão do erro, qualquer que seja ele.
Dizemos verdadeira confissão, pois é
assim que deve ser, se for o fruto do trabalho o Espírito no coração. Não é
dizer leviana e frivolamente que pecamos, e depois, com a mesma leviandade e
frivolidade, pecarmos novamente. Isto é algo demasiado triste e perigoso. Não
conhecemos nada que seja mais endurecedor e desmoralizante do que algo assim.
Certamente, isso leva às mais desastrosas conseqüências. Vimos casos de pessoas
vivendo em pecado e se satisfazendo a si próprias com uma mera confissão oral
de seu pecado, para então voltarem a cometer o pecado vezes e vezes seguidas,
durante meses e anos, até que Deus, em Sua fidelidade, fizesse com que a coisa
toda viesse à tona e ficasse notório a todos.
Isso tudo é demasiado terrível. É a
maneira de Satanás endurecer e iludir o coração. Oh, que possamos vigiar, e
manter sempre uma consciência pura! Podemos descansar certos de que quando um
genuíno filho de Deus é enganado ao ponto de cair no pecado, o Espírito Santo
irá produzir nele uma consciência apropriada acerca do mesmo - irá colocá-lo em
uma repugnância tal para consigo mesmo, em uma aversão ao mal, em um minucioso
juízo próprio na presença de Deus - de um modo tal que não poderá levianamente
cometer o pecado outra vez. Isso nós podemos aprender das palavras do apóstolo,
quando diz: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para
nos perdoar os pecados, e..." - preste muita atenção nesta parte -
"nos purificar de toda a injustiça" (1 Jo 1:9).
Vemos aqui o precioso fruto da dupla
mediação. E tudo isso é apresentado em sua plenitude nesta parte da primeira
epístola de João. Se alguém pecar, o abençoado Paracleto nas alturas intercede
junto ao Pai, pleiteia os plenos méritos de Sua obra expiatória, roga pelo que
errou, com base em haver Ele carregado o juízo por aquele mesmo pecado. Então o
outro Paracleto atua na consciência, produz o arrependimento e a confissão, e
leva a alma de volta à luz na doce consciência de que o pecado está perdoado, a
injustiça purificada, e a comunhão perfeitamente restaurada. "Guia-me
pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome." (Sl 23:3).
Cremos que o leitor será capaz de
entender esta grande verdade fundamental. Estamos cientes de que há muitos que
encontram dificuldade em conciliar a idéia da intercessão com a verdade e uma
perfeita expiação. Eles argumentam que, se a expiação é perfeita, que
necessidade há de intercessão? Se o crente é tornado tão alvo como a neve pelo
sangue e Cristo - tão branco que o Espírito e Deus possa habitar em seu coração
- então o que pode ele desejar de um sacerdote? Se por uma oferta Cristo
aperfeiçoou para sempre todos aqueles que são santificados, então que
necessidade têm, de um Advogado, esses que estão perfeitos e santificados?
Seria o caso de termos que, ou admitir a idéia de uma expiação imperfeita ou
recusar a necessidade de um advogado?
Tais são os raciocínios da mente
humana, mas não é esta a fé dos cristãos. As Escrituras nos ensinam com a maior
precisão que o crente é lavado e está tão branco como a neve; que é feito
agradável no Amado - completo em Cristo - perfeitamente perdoado e
perfeitamente justificado por meio da morte e ressurreição de Cristo; que ele
nunca entrará em juízo, mas passou da morte para a vida; que não está na carne,
mas no Espírito - não na velha criação, mas na nova - não um membro do primeiro
Adão, mas do último; que ele está morto para o pecado, morto para o mundo,
morto para a lei, porque Cristo morreu, e o crente morreu nEle. Tudo isso é
amplamente desvendado e constantemente inculcado pelos escritores inspirados.
Diversas passagens podem ser facilmente utilizadas como prova, se fosse
necessário.
Mas há, então, um outro aspecto do
cristão que deve ser levado em conta. Ele não está na carne quanto à sua
posição, mas está em seu corpo quanto à sua condição. Ele está em Cristo quanto
à sua posição, mas está também no mundo quanto à sua existência. Ele está
cercado por toda a sorte de tentações e dificuldades, e é, em si mesmo, uma
pobre e débil criatura repleta de debilidades, insuficiente até mesmo para
pensar em algo por si mesma.
E não só isso, mas cada verdadeiro
cristão está sempre pronto a reconhecer que nele, isto é, em sua carne, não
habita bem algum. Ele está salvo, graças a Deus, e tudo está eternamente
estabelecido; mas então ele tem, como um que foi salvo, que passar pelo
deserto; ele tem que trabalhar para entrar no descanso de Deus, e é aqui que
entra o sacerdócio. O objetivo do sacerdócio não é completar a obra da
expiação, visto que esta obra é tão perfeita quanto Aquele que a efetuou. Mas
temos que ser levados através do deserto e introduzidos no descanso que está
reservado para o povo de Deus, e para esse fim temos um grande Sumo Sacerdote
que já passou para o céu, Jesus, o Filho de Deus. Sua simpatia e Seu auxílio
são nossos, e não poderíamos viver um momento sequer sem eles. Ele vive para
interceder por nós, e, por meio de Seu ministério no santuário celestial, nos
sustenta dia após dia na completa eficácia e valor de Sua obra expiatória. Ele
nos levanta quando caímos, nos restaura quando nos desviamos, repara o elo de
comunhão quando rompido pelo nosso descuido. Em suma, Ele comparece na presença
e Deus por nós, e efetua ali um ininterrupto serviço em nosso favor, em virtude
do qual somos mantidos na integridade do parentesco no qual a Sua morte
expiatória nos introduziu.
O mesmo ocorre tanto com respeito à
expiação quanto à mediação. Só nos resta tratar do advento. Desejamos recordar
em especial o leitor que, em se tratando da morte de Cristo, temos deixado
totalmente intocado um ponto de grande importância, a saber, nossa morte nEle.
Nós o faremos, se Deus o permitir, em outra ocasião. Trata-se de algo
imensamente importante no que diz respeito ao poder de libertação, tanto do
pecado que habita em nós, como do presente mundo mau e da lei. Há muitos que
olham para a morte de Cristo apenas para perdão e justificação, mas não vêem a
preciosa e emancipadora verdade de haverem morrido nEle e sua conseqüente
libertação do poder do pecado neles. Esta última é o segredo da vitória
sorte???? o "eu" e o mundo, e da libertação de toda forma de
legalismo e mera piedade carnal.
Vimos, assim, de relance, dois dos
importantes assuntos que nos são apresentados nos versículos finais de Hebreus
9, a saber, primeiro, a preciosa morte expiatória de nosso Senhor Jesus Cristo
em seus dois aspectos, e, segundo, Sua plena eficaz mediação por nós à destra
de Deus. Só nos resta considerar, em terceiro lugar,
Seu
Advento
Este nos é aqui apresentado em
conexão imediata com aquelas grandes verdades fundamentais com as quais já nos
ocupamos, e que são, além do mais, aceitas e estimadas por todos os verdadeiros
cristãos. É verdade que Cristo veio ao mundo para aniquilar o pecado pelo
sacrifício de Si mesmo? Que veio carregar os pecados de muitos que, pela graça,
depositaram sua fé nEle? É verdade que Ele subiu aos céus e está sentado no
trono de Deus, para ali interceder por nós? Sim, louvado seja Deus, estas são
verdades sublimes, vitais e fundamentais da fé cristã. Bem, então é igualmente
verdade que Ele deve voltar outra vez, aparte a questão do pecado, para
salvação. "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois
disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-Se uma vez para tirar os pecados
de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para a
salvação." (Hb 9:27-28).
Temos aqui o assunto mais do que
nunca fundamentado. Tão verdadeiro quanto Cristo ter vindo a este mundo - tão
verdadeiro quanto Ele ter estado deitado na manjedoura de Belém - ter sido
batizado nas águas do rio Jordão - ter sido ungido com o Espírito Santo - ter
sido tentado pelo diabo no deserto - ter andado fazendo o bem e curando a todos
os que estavam oprimidos pelo demônio - ter gemido, pranteado e orado no
Getsêmani - ter sido levantado na cruz maldita do Calvário e ter morrido, o
Justo pelo injusto - ter sido colocado no túmulo escuro e silencioso - ter
ressuscitado vitorioso ao terceiro dia - ter subido aos céus, para comparecer
na presença de Deus pelo Seu povo - tão certo como tudo isso, Ele
verdadeiramente deverá aparecer muito em breve entre as nuvens do céu para
receber os que são Seus. Se recusamos uma coisa devemos recusar todas. Se
questionamos uma, devemos questionar todas. Se não estamos certos acerca de uma
delas, não podemos estar certos e todas, já que estão todas baseadas
precisamente sobre o mesmo fundamento, as Sagradas Escrituras. Como sei que
Jesus Se manifestou? Porque a Escritura o diz. Como eu sei que Ele comparece
agora na presença de Deus? Porque a Escritura o diz. Como eu sei que Ele
aparecerá, vindo outra vez? Porque a Escritura o diz.
Em suma, portanto, a doutrina da
expiação, a doutrina da mediação e a doutrina do advento apoiam-se, todas elas,
sobre um mesmo e irrefutável fundamento, a saber, a simples declaração da
Palavra de Deus, e se aceitamos uma devemos aceitar todas.
Como é, então, que enquanto a Igreja
de Deus em todas as épocas manteve e prezou pela doutrina da expiação e
mediação, praticamente perdeu de vista a doutrina do advento? Como pode ter
acontecido que, enquanto as duas primeiras foram conservadas como essenciais, a
última tenha sido considerada dispensável? E vamos ainda mais longe e
perguntar: Como é que um homem que não mantenha as duas primeiras é,
justamente, tido como herege, enquanto que o homem que retém a última seja tido
como pouco digno de confiança na fé ou como introdutor de uma doutrina
estranha?
Que resposta podemos dar a estas
perguntas? Oh! A Igreja parou de aguardar pelo seu Senhor. Expiação e mediação
são mantidas por se referirem a nós; mas o advento foi virtualmente deixado de
lado, porque é algo tão profundamente concernente a Ele. Diz respeito Àquele
que sofreu e morreu nesta Terra na qual deveria reinar; Aquele que usou uma
coroa de espinhos quando deveria usar uma coroa de glória; Aquele que Se
humilhou à morte mais desprezível, quando deveria ter sido exaltado; Aquele
diante de Quem todo joelho deveria se dobrar.
Com toda a certeza é por isso; e o
Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo olhará para isso e dará a sentença a
Seu tempo. "Assenta-Te à Minha destra até que ponha a Teus inimigos por
escabelo de Teus pés." (Sl 110:1; Hb 1:13) Aproxima-se rapidamente o
momento em que Aquele bendito, que encontra-Se agora oculto aos olhos dos
homens, aparecerá em glória. Todo olho O verá. Tão certo quanto Ele foi
pendurado na cruz e está agora sentado no trono, deverá aparecer em glória.
Leitor, vendo as coisas como são,
estará você entre aqueles que esperam por Ele? Esta é uma questão solene. Há
aqueles que O buscam e há aqueles que não. É certo que será aos primeiros que
Ele aparecerá para salvação. Ele virá e receberá os que Lhe pertencem, para que
onde Ele estiver, eles estejam também (Jo 14). Estas são Suas próprias e
amáveis palavras, faladas no momento de Sua partida, para o conforto e alívio
de Seus entristecidos discípulos. Ele sabia que estavam atribulados com a idéia
da Sua partida, e procurou confortá-los pela certeza de Sua volta. Ele não diz:
Não deixem que seus corações fiquem atribulados, pois vocês logo Me seguirão.
Não; o que Ele diz é: Eu voltarei.
É esta a esperança apropriada do
cristão. Cristo está voltando. Estamos prontos? Estamos esperando por Ele?
Sentimos a Sua falta? Lamentamos a Sua ausência? É impossível estarmos na
verdadeira atitude de esperar por Ele se não sentimos a Sua ausência. Ele está
voltando. Ele poderá vir esta noite. Antes mesmo que o Sol se levante, a voz o
arcanjo e o som das trombetas poderão ter sido ouvidos no ar. E então? Ora,
então os santos que dormem - todos os que partiram na fé de Cristo - todos os
redimidos do Senhor cujas cinzas repousam nos cemitérios e sepulcros ao nosso
redor ou nas profundezas dos mares - todos esses irão ressuscitar. Os santos
que estiverem vivos serão transformados em um momento, e todos subirão para
encontrar o Senhor nos ares (1 Co 15:51-54; 1 Ts 4:13-18; 5:1-11).
Mas o que será do inconverso - do
incrédulo - daquele que não se arrependeu - do que não estava preparado? O que
será de todos esses? Ah! Esta é uma questão terrivelmente solene. Faz com que o
coração estremeça ao refletir sobre aqueles que continuam em seus pecados -
aqueles que se fizeram surdos a todas as súplicas e avisos que Deus, em Sua
suprema misericórdia, lhes enviou semana após semana, ano após ano - aqueles
que se sentaram ao som do evangelho desde a mais tenra idade, e que se
tornaram, como costumamos dizer, acostumados ao evangelho. Que horrível será a
condição de todos esses quando o Senhor vier buscar os que Lhe pertencem! Serão
deixados para trás; deixados para sucumbir ao profundo e turvo engano que Deus
irá, com toda a certeza, lançar sobre todos os que ouviram e rejeitaram o
evangelho. E então? O que se seguirá a esse profundo e turvo engano? A mais
profunda e negra maldição no lago que queima com fogo e enxofre.
Oh! Será que não deveríamos tocar o
alarme aos ouvidos de nossos próximos que ainda estão no pecado? Não deveríamos
cuidadosa e solenemente avisá-los para que fujam da ira vindoura? Não
deveríamos buscá-los pela palavra e pela ação - pelo duplo testemunho dos
lábios e da vida - colocando diante deles o grave fato de que o Senhor está ao
alcance da mão? Possamos nós sentir isto mais profundamente, e então exibir
isto com maior fidelidade. Há um imenso poder moral na verdade da vinda do
Senhor, se ela estiver realmente arraigada no coração e não apenas na cabeça.
Se os cristãos tão somente vivessem na habitual expectativa do advento, isso
iria testemunhar extraordinariamente aos inconversos ao redor.
Que o Espírito Santo possa reviver no
coração de todo o povo de Deus a bendita esperança do retorno do Senhor, para
que possam ser como homens que esperam pelo seu Senhor, para que, quando vier e
bater à porta, possam abri-la, para Ele, imediatamente.
C. H.
Mackintosh
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