Grande parte dos artigos postados nesse blog, foram copiados do blog Manjar Celestial do Mario Persona.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cinco cartas acerca do culto e do ministério pelo Espírito Santo - W. Trotter

O ESPÍRITO SANTO OPERANDO NA IGREJA
Cinco cartas acerca do culto e 
do ministério pelo Espírito Santo

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”
(1 Coríntios 12:11).

Ao Leitor,
As cartas seguintes foram dirigidas, há vários anos, a um grupo de cristãos, com os quais o autor estava particularmente ligado, tanto pelo seu serviço no meio deles, como pelo seu afeto. Foi isso que lhe deu coragem para falar muito livremente com eles acerca de assuntos de profundo interesse mútuo. Desde então, muitas vezes lhe pediram que publicasse estas cartas. Porém, ele sempre se recusou a fazê-lo com receio de que aquilo que era aplicável numa dada igreja local [assembléia], num certo estado espiritual, não fosse tão bem adaptado às necessidades de outras localidades, cujas condições poderiam ser muito diferentes. Além disso, receava ainda transparecer o desejo de tomar entre os seus irmãos uma posição que ele não atribuiria a si próprio na sua terra, mas que lhe era alegremente concedida por aqueles cujo meio ele havia tido a alegria e o privilégio de trabalhar para o Senhor. Estas duas objeções foram levantadas pelo fato de saber que algumas cópias manuscritas destas cartas circulavam já em diversos lugares - uma espécie de publicidade clandestina que pode, com razão, dar lugar a objeções muito mais graves.
As facilidades que um tal modo de circulação apresentam à difusão de erros mortais são, certamente, suficientes para preocupar aqueles que levam a sério o cuidado das almas, zelosos por difundir a verdade. É por essa razão que as cinco cartas seguintes são publicadas, para que sua circulação oficial alcance a todos indistintamente. As suas alegações poderão ser submetidas à prova infalível da Santa Palavra de Deus. E se elas contiverem algo contrário aos Seus ensinamentos, ninguém ficará mais grato do que o autor pela correção dos seus erros, tomando por medida aquela pura e perfeita regra da verdade.
Quinze anos de variadas experiências contribuíram para enraizar e fortalecer a convicção de que a marcha e a posição assinaladas nestas cartas são de Deus, quaisquer que tenham sido as falhas dos homens que as adotaram. Temos necessidade de paciência, de fé no Deus vivo, de amor por Cristo, de verdadeira submissão ao Espírito Santo, de estudo diligente da Palavra de Deus e de uma sincera submissão de uns aos outros no temor do Senhor.
Não há nada mais a acrescentar a não ser que, ao preparar estas páginas para a impressão, usou-se da liberdade de efetuar nelas as alterações necessárias, assim como de omitir ou modificar algumas expressões que poderiam indicar a congregação partícular à qual as cartas foram dirigidas.
Tal como são, recomendamo-las à bênção de Deus e à consciência dos santos.
Willian Trotter, 1818 - 1865.

Comece a Leitura das cinco cartas: http://escritodosirmaosseculo19.blogspot.com.br/2013/08/1-carta-sobre-o-espirito-santo-operando.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário